Canal de dicas ; )

Frutas fazem parte do cardápio!!! 


Banana 

Principais nutrientes

Diversos estudos comprovam a eficácia dos alimentos ricos em potássio na prevenção e no tratamento da hipertensão arterial. O potássio ajuda a promover a dilatação dos vasos, melhora o fluxo sanguíneo e também a sensibilidade à insulina — o que pode ajudar pacientes que desenvolveram resistência ao hormônio. O potássio também é um grande aliado para evitar as temidas cãibras após um exercício mais puxado.
A banana é uma boa fonte de amido resistente, um tipo de carboidrato que é digerido mais lentamente e não eleva de maneira brusca os níveis de glicose no sangue — isto é, possui baixo índice glicêmico. Antes de amadurecer, a banana tem 26% desse tipo de amido, quando madura, a taxa cai para 2%.
O amido resistente, presente em grandes quantidades na banana,  já foi relacionado em alguns estudos científicos como coadjuvante na redução do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares.
A banana verde, por sua vez, parece associada a prevenção de certos tipos de câncer e doenças do cólon, uma vez que ajuda no trânsito intestinal.

Variedades

Existe cerca de uma centena de tipos de banana cultivadas no mundo. As variedades mais conhecidas e consumidas no Brasil são:

BANANA-NANICA: com polpa doce, macia, e casa fina e de cor amarelo-esverdeada;

BANANA-PRATA: menos doce e mais consistente que a nanica,  é bastante indicada para fritar;

BANANA-DA-TERRA: maior entre as variedades, com casca amarelo-escuro e grandes manchas pretas, ideal para assar ou fritar;

BANANA-MAÇÃ: é pequena, de casca fina, amarelo-clara. Graças ao seu sabor doce e forte é  muito apreciada para ser ingerida sozinha, in natura, ou acompanhada de aveia ou farinhas enriquecidas.

BANANA-OURO: menor entre todas, também tem casca fina, polpa doce e sabor muito agradável.

A BANANA VERDE também é consumida no Brasil em diversos pratos, em forma de biomassa (em bolos e outras preparações) ou em pratos típicos, como o caiçara "azul marinho" — peixe cozido com a fruta.

Como escolher

Independentemente da variedade, na hora de escolher a fruta é preciso observar a presença de manchas escuras: quanto maiores , mais madura estará a fruta que, em alguns casos, pode estar passada.
O ideal é comprar frutas firmes, livre de partes moles ou machucados, e com casca amarela e pequenas manchas.
Se não for para consumo imediato, dê preferência às que estão apenas ligeiramente verdes.
Para retardar o amadurecimento, compre a banana em pencas, pois as destacadas ficam maduras mais depressa.



Melhor época

Inclusive pela grande oferta de variedades, é possível encontrar bananas o ano inteiro.
A safra da banana-da-terra e da nanica acontece de agosto a novembro; a banana-maçã é encontrada com mais facilidade de janeiro a agosto e a banana-prata, de outubro a dezembro.


         ________________________________________


Maça




Principais nutrientes

A maçã é boa fonte de fibras, além de oferecer vitamina A, 
vitamina C e Folato.*

Para saúde

Um ditado inglês diz que uma maçã por dia mantém o médico longe (an apple a day keeps the doctor away). Um exagero, claro, mas seria possível acrescentar: "e deixa o dentista bem distante também".
Isso porque a maçã é considerada uma fruta detergente, que ajuda a tirar impurezas dos dentes. É por esse motivo que muitos dentistas brasileiros dizem que, se toda criança comesse uma maçã por dia, a cárie poderia até mesmo ser erradicada do país.
Além disso, a fruta é rica em pectina, uma fibra solúvel que ajuda a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim) do sangue.
As catequinas, substâncias antioxidantes presentes na fruta, já foram associadas em diversos estudos à boa saúde pulmonar, melhorando sintomas da doença pulmonar obstrutiva crônica e de outras afecções respiratórias, como a asma.
Um estudo holandês recente sugere, ainda, que a maçã é a única fruta que pode baixar o risco de doenças pulmonares entre fumantes. Uma promessa tentadora, mas que necessita de novos estudos científicos para ser comprovada.


Como escolher

Escolha frutas firmes, de casca lisa, sem machucados ou depressões. Nessas reentrâncias, microorganismos nocivos podem se desenvolver.  
Entre duas opções do mesmo tamanho, fique com as mais pesadas.
Prefira as maçãs de cor viva — quanto mais vermelha a maçã, mais doce ela é.



Época do ano


As maçãs nacionais são encontradas de fevereiro a dezembro; já as estrangeiras apresentam melhor qualidade de agosto a janeiro.

Como conservar

As maçãs podem ser conservadas na parte de baixo da geladeira por até três semanas.



*Folato -  O ácido fólico foi descoberto no início dos anos 1930 pela hematologista britânica Lucy Wills, quando trabalhava com gestantes pobres na Índia.
Lá, ela observou que um tipo de anemia conhecida como  megaloblástica — na qual as células vermelhas do sangue (hemácias) tornam-se exageradamente grandes e menos eficientes para transportar oxigênio para o corpo — podia ser corrigida por uma substância presente em alguns alimentos da dieta.
À época, esta substância seria batizada em homenagem a médica com o nome de "fator de Wills".
O nome ácido fólico seria consagrado apenas alguns anos mais tarde, em  1941, quando a vitamina foi isolado das folhas do espinafre. A nomenclatura, desta vez, fazia referência a palavra folium que, em latim, quer dizer folha.
Os termos folato e ácido fólico são normalmente utilizados como sinônimo da vitamina hidrossolúvel B9. O ácido fólico, porém, mais estável, está presente em suplementos, mas é raramente encontrado na comida. O folato, por outro lado, predomina em alimentos da dieta como verduras com folhas verde-escuras, víceras, cereais, leguminosas, laranja, tomate e gema de ovo.




_______________________________________________________
                                                   



Essa é pra Lolo!!!! rsrsrs







Tangerina


O valor nutritivo do suco ou da polpa varia conforme a espécie, mas é sempre boa fonte de vitaminas A e C esais minerais como potássio, cálcio e fósforo. A vitamina C é essencial para o sistema imunológico. A vitamina A é indispensável para a saúde dos olhos e da pele e aumenta a resistência às infecções. As vitaminas do complexo B fortificam os nervos.
A tangerina é considerada grande fonte de magnésio. O ser humano precisa de magnésio, apresentando maior concentração desse mineral nos ossos e músculos. Ele tem papel importante na síntese das proteínas, na contratilidade muscular e na excitabilidade dos nervos.
A tangerina é conhecida pelo seu efeito diurético, digestivo e aumento na eficiência física. É também indicada nas hipertensões arteriais e na prevenção da arterioesclerose. É laxativa, pois apresenta grande quantidade defibras, devendo ser ingerida com o bagaço para melhorar o funcionamento do intestino. A riqueza de fibras da tangerina protege ainda de outras doenças como câncer, diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares. O chá das folhas é considerado popularmente como calmante.

Variedades

 A tangerina, conforme a variedade, é chamada de mexerica, mexerica cravo, polkan e polkan extra.



Como comprar 


Na hora da compra, o melhor é escolher as que não estiverem expostas ao sol por muito tempo. Isso faz com que se perca grande quantidade de elementos nutritivos, principalmente a vitamina C. A tangerina de boa qualidade deve ser pesada, de cor brilhante e intensa.


Como conservar

Conserva-se em geladeira por 2 a 3 semanas 


Época do ano

seu período de safra vai de abril a setembro.



0 comentários:

Postar um comentário